O capitão da PM Leandro Matieli substituiu o coronel Henrique Lima Castro como inspetor geral da GM
07/11/2012 » Autor: Fernanda Good/Fotos: J.P. Engelbrecht
O prefeito Eduardo Paes participou na tarde desta quarta-feira (07/11) da cerimônia de troca de comando da Guarda Municipal, no batalhão da corporação, em São Cristóvão. O capitão da Polícia Militar Leandro Matieli substituiu o coronel Henrique Lima Castro, que exercia a função de inspetor geral da instituição desde abril de 2011.
Paes garantiu que o novo comando da GM dará continuidade ao trabalho realizado pelo coronel Lima Castro, que ajudou a transformar a corporação numa instituição multifuncional, atuando com ordenamento e cidadania no dia a dia do cidadão carioca:
- Tenho muita convicção de que o capitão Matieli terá todas as condições e capacidade para continuar esse trabalho de transformação, reestruturação e consolidação do papel da Guarda Municipal na cidade. Tenho certeza de que ele vai corresponder em capacidade e seriedade às ambições e aos desejos dessa cidade, dessa instituição e daqueles que amam o Rio.
Para o novo inspetor-chefe da Guarda, o principal desafio é manter e reforçar a rotina regular da cidade, que ganhará no ano que vem - por meio de concurso público - o reforço de mais 2 mil guardas municipais:
- Além dos grandes eventos que ocorrerão no Rio nos próximos quatro anos, cuidar da rotina, do dia a dia da cidade e do trânsito, junto à CET-Rio, é um desafio enorme. Com a chegada de novos guardas para o ano que vem, pretendemos intensificar o controle urbano. E internamente, vejo sempre a qualificação e o aperfeiçoamento da tropa como fundamentais.
O prefeito disse ainda que o comando do coronel Lima Castro foi fundamental na construção da identidade e da história da Guarda Municipal:
- O coronel Lima Castro entrou na Guarda Municipal num momento de refundação da corporação, que ampliou seu efetivo em 62% e introduziu um sistema novo de ocupação do espaço público.
Ao se despedir da corporação, o coronel Lima Castro disse que sente muito orgulho por sua atuação à frente da Guarda Municipal.
- A guarda Municipal hoje é uma força respeitável. Foi um privilégio estar à frente de uma corporação bem vista em todo o Rio de Janeiro e no Brasil.
