No dia 21 de setembro em Itaboraí Os gestores de ensino das Guardas do Estado do RJ, tiveram sua 3ª Reunião para continuar a construção dos Procedimentos Operacionais PADRÃO para as Guardas Municipais do Estado do RJ.
Óitmas instalações e ótima recepção, propiciou um ambiente favorável para a construção do POP de uso da força.
Este movimento de criação de Protocolos e Procedimentos Operacionais Padrão, está tomando força e vigor.
O CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) vem trabalhando e apoiando todo este movimento que teve inicio em novembro e dezembro de 2022. O chefe do escritório do CICV, para assuntos com as forças policiais da America Latina, Cel. Paulo Roberto, tem sido um grande orientador e aliado nesta jornada.
A GM Rio, tem sido o ponto de ignição destes trabalhos por força do convenio firmado entre GM Rio e CICV. O Comandante da GM Rio, Inspetor Geral José Ricardo Soares, tem focado muito nas ações de capacitação e aprimoramento, ao firmar este convenio, que fortaleceu de forma maiúscula, a pavimentação da estrada de construção de protocolos e procedimentos para padronizar, ações possíveis entre todas as Guardas do Estado do Rio de Janeiro.
A Academia de Ensino da GM Rio que hoje tem a frente o Subinspetor Alves, vem
trabalhando conforme as diretrizes do Comandante da GM Rio. Uma comissão de Instrutores, tem se dedicado na revisão de POPs construídos na Instituição e vem se dedicando na construção dos POPs com as Guardas do Estado RJ.
Nesta 3ª REUNIÃO em Itaboraí estiveram presentes as seguintes Instituições Guardas Municipais:
Rio de Janeiro, Itaboraí, Niterói, Tanguá, Mesquita, Magé, Macaé, Guapimirim, Casemiro de Abreu, Rio Bonito, Maricá, São Pedro da Aldeia e São Gonçalo.
A cidade que irá organizar a 4ª reunião será Mesquita.
Vemos uma grande oportunidade, de reunir as Guardas Municipais da Baixada Fluminense, para apresentação dos POPs já construídos e atender o pleito da reunião em Itaboaraí, sobre construção do POP de Ronda Maria da Penha.




.jpeg)