3 de dezembro de 2015

MAIS UMA GUARDA QUE CAMINHA NA DIREÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO


ALIANÇA, PARCERIA, PROJETOS E COOPERAÇÃO.
ESSE É O CAMINHO. 

Chegou a hora de conhecermos um pouco da 
Guarda Municipal de Vitória/ES
Atuando em uma cidade que é Capital do Estado do Espírito Santo, com população estimada em 355.875 habitantes, a Guarda Municipal de Vitória conta com aproximadamente 500 Guardas, divididos Grupamento Comunitário e Grupamento de trânsito. Ou seja Guardas destinados só para o trânsito e Guardas só destinados para a parte comunitária, que é a segurança do cidadão, dos próprios municipais e etc.

Os Guardas Comunitários trabalham com armamento Letal, já os Guardas de trânsito não trabalham armados.

quem chega a cidade e começa a transitar por ela, logo percebe que há uma diferença de atuação, não só pela empregabilidade mas também pela identificação visual, pois as viaturas são diferenciadas e os uniformes também.


Mas o trabalho de ambos os segmentos, são realizados com muita competência. 

Depois de muitas tratativas o cenário que descrevemos acima, está caminhando para uma unificação, pois os Agentes de trânsito fizeram curso visando completar grade curricular, o que é fundamental para que os dois grupamentos possam ser unificados e todos tenham a mesma prerrogativa.

Esta unificação passa por um momento delicado, pois há correntes a favor e correntes contra, pois um lado quer a unificação, abarcada de todas as vantagens que também são pleitos de tropa e há previsão legal, pois estão todas contidas na Lei federal 13022. O outro lado entende que a unificação é um pleito também antigo e mesmo não vindo acompanhado de mudança no plano de cargos de salários e outras questões, deve ser realizada, e a partir dai todos juntos devem partir para novas articulações e tratativas visando as conquistas necessárias.

Na visita que fizemos as instalações da Guarda de Vitória, onde tivemos como anfitrião o Guarda Borges,
que é o responsável Estadual, da rede de Ensino a Distância do SENASP . Conhecemos bases comunitárias, setor de manutenção de viaturas, a antiga base que foi comprada pela Prefeitura e hoje está interditada, 





estivemos no curso de atualização dos Guardas Comunitários,

visitamos um setor que é semelhante ao 190 aqui no estado do Rio, o setor de monitoramento e tivemos acesso a interessante estrutura de remuneração e operacionalização de emprego de instrutores Guardas, na área de ensino que é chefiada pelo Coordenador Medeiros.

Mesmo antes da tão sonhada e necessária unificação, dados de uma pesquisa feita, mostram que os Homicídios cairam 10% no Estado do ES em um ano.
O número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) caíram 10% no Estado do ES, em relação ao ano passado. Este é o melhor resultado já obtido nos primeiros 11 meses do ano, desde que foi criada a série histórica. Em 2014 foram registrados 1.409 homicídios dolosos contra 1.274 entre janeiro e novembro de 2015.
Na Grande Vitória

A redução foi ainda maior na Grande Vitória. Chegou a 19% quando comparada ao mesmo período de 2014. Vitória apresentou a maior queda: cerca de 48%; Vila Velha teve a segunda maior redução, com 25%, seguida por Cariacica, com 18%, Guarapari, com 15% e Serra, com 7%.

Essa é a Guarda Municipal de Vitória que está no caminho de uma adequação a Lei federal 13022.

Parabéns aos Guardas de Vitoria, pelo belo trabalho desempenhado na cidade, e pela luta para construir uma Guarda com condições de trabalhar mais e melhor pelo povo de Vitória. 



28 de novembro de 2015

GM-Rio forma numero expressivo de Instrutores de tecnologia não-letal

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) realizou, na manhã de terça-feira, dia 24, a formatUra dos guardas municipais que participaram do Curso de Instrutores  Multiplicadores do Treinamento de Operador de Instrumento de Menor Potencial Ofensivo (IMPO). A solenidade, realizada no Batalhão da Guarda, contou com efetivo de representação de 60 GMs, que receberam certificado e brevê. O curso foi realizado por meio de um acordo de cooperação entre a GM-Rio e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
Resultado de imagem para senaspResultado de imagem para condor não letais

Ao todo, 159 guardas municipais foram capacitados no período de 5 a 22 de outubro. As turmas foram compostas por instrutores da Academia de Ensino e guardas dos grupamentos especiais e de inspetorias regionais. Durante as instruções, os agentes puderam fazer treinamentos com diversos instrumentos não-letais, como lançadores AM-600 e AM-630, granadas lacrimogêneas, de efeito moral e de luz e som, pistola de eletrochoque e spray de pimenta aerosol e espuma.Resultado de imagem para materiais condor naõ letais 

Alguns dos equipamentos usados no treinamento já estão sendo empregados pela GM-Rio nas operações diárias.

Além das aulas práticas, o curso também contou com matérias que visam preparar os guardas para o uso adequado dos novos instrumentos, como Uso Diferenciados da Força, A importância da GM-Rio na Segurança Pública Municipal e Defesa Pessoal. A importância desse tipo de preparação do efetivo foi destacada pelo comandante da GM-Rio, Rodrigo Fernandes, durante sua fala aos GMs.

"A conclusão do curso faz parte de um ciclo que envolve capacitação, investimento em equipamentos e reestruturação da Diretoria de Operações, visando preparar ainda mais o efetivo para os Jogos Olímpicos, mas principalmente para servir a cidade. Nosso objetivo é capacitar os guardas para que possam atuar nas ruas sempre com técnica e tática, utilizando com sabedoria esse tipo de equipamento" – afirmou.
Formatura Condor_baixa_DSC_0016

O comandante ainda elogiou a atuação dos agentes que já vêm fazendo uso dos instrumentos não-letais e destacou o comprometimento e a disciplina dos guardas na rotina diária de operações e patrulhamento.
 Formatura Condor_baixaDSC_0085
A cerimônia de formatura também contou com membros do comando da GM-Rio, representantes da empresa Condor Tecnologias Não-Letais, que ministrou o curso, e do coronel Paulo César Amêndola, que recriou e comandou a GM-Rio.
formatura Condor_baixa_DSC_0041

Fonte: GMnet-GM-Rio

27 de novembro de 2015

GUARDA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DE MERITI NA BAIXADA FLUMINENSE, TEVE MOMENTO HISTÓRICO ESTE ANO DE 2015.


Prefeito Sandro Matos anuncia melhorias para a Guarda Municipal de São João de Meriti

31/03/2015 Foto4Sandro Matos prepara o bobó de camarão
Em almoço preparado pelo próprio prefeito aos membros da corporação, Sandro Matos anunciou as novidades
Um almoço com sabor especial. Na tarde desta sexta-feira, 27 de março, na sede da Guarda Municipal de São João de Meriti, os membros da corporação saborearam um bobó de camarão preparado pelas mãos do prefeito Sandro Matos. Além de aproveitar a refeição, o grupo tinha, na verdade, outro grande motivo de alegria. É que o prefeito anunciou duas medidas de melhoria para o grupo: a realização de concurso público e o abono fardamento de R$ 350,00.
“A ideia é fazer o concurso até o fim desse ano ou no máximo no início do ano que vem. Já estamos conversando com a Câmara Municipal para viabilizar isso o quanto antes”, disse o prefeito anunciando também o abono fardamento anual de R$ 350,00.
Para o secretário de Segurança, Transporte, Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana (SEMSOURB), Romão Vilaça, era dia de comemorar: “A iniciativa do prefeito de realizar esse almoço é muito boa porque mostra a cada um de nós que não existem diferenças. Existem sim são responsabilidades. Ninguém é mais importante do que ninguém. O que acontece é que uns têm a gerência e outros têm a parte operacional, mas o governo é um só. Por isso, parceria é sempre a palavra-chave”, disse o secretário explicando que ainda não foi definido o quantitativo de vagas para o concurso.
As medidas anunciadas foram aprovadas pelos membros da corporação, composta atualmente por 119 pessoas. “Toda e qualquer melhoria é sempre muito bem-vinda, claro. Estamos felizes com as novidades e também com esse almoço com o prefeito. Estou há 15 anos na GM e é a primeira vez que almoço com ele. Tomara que esse entrosamento, essa comunicação aumente cada vez mais”, comemorou Luís Cláudio Motta, de 44 anos. Joesir Machado, também há 15 anos na corporação, compartilhava com o colega a empolgação com o evento: “Aumentar nosso efetivo era uma reivindicação antiga. Conseguir isso é bom para a gente e bom, principalmente, para a população. É um sonho que se realiza. Só temos a comemorar.”

No almoço realizado para 150 pessoas, também estiveram presente a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila Feitosa Lucas; o secretário de Obras, Ambiente e Defesa Civil, Rodrigo Henriques; o secretário de Trabalho, Ciência e Tecnologia, Pedro Fernando de Souza Rodrigues, entre outros.
Foto8
Após preparar o almoço, o prefeito Sandro Matos ajuda a servir os convidados
Foto5
O prefeito conversa com o efetivo da Guarda Municipal presente ao evento
Todo este prestígio, deve ser creditado ao excelente trabalho de articulação e integração realizado pelo Comandante da Corporação Sr. Worton que é Guarda de carreira. O efetivo da GM de São João também merece elogios e créditos por este sucesso, pois somam forças com o comandante worton nesta caminhada.

24 de novembro de 2015

CONHEÇA GUARDAS MUNICIPAIS QUE ESTÃO NO CAMINHO CORRETO PARA A ADEQUAÇÃO DA 13022 EM 2016.













Começamos hoje uma série de matérias, visando apresentar algumas Guardas Municipais que estão no caminho correto para a adequação da Lei 13022 em 2016.

Será importante, ao fazer uma leitura explorativa de cada matéria aqui apresentada, observar algumas questões que facilitam e dificultam o avanço para esta caminhada de sucesso.

Vamos nesta postagem falar da Guarda Municipal da Cidade de Vila Velha, em Espirito Santo:
Uma Guarda proativa, que atua em uma cidade onde o poder aquisitivo da população tem um diferencial positivo, o Prefeito da cidade é um Delegado Federal, que tem os munícipes solicitando mais segurança;

Uma guarda com um efetivo  de mais de 150  e menos de 200 Servidores
Uma guarda que tem o foco claro na segurança de proximidade das pessoas;
Uma Guarda que não enfrenta em sua cidade o problema do desordenamento urbano, causado pelos ambulantes irregulares;

Uma Guarda que atua em uma cidade, com uma população de aproximadamente 472.762 e onde o Prefeito Sr. Rodney Miranda, (o que se encontra ao centro da imagem abaixo),
é totalmente a favor de ter a Guarda Municipal trabalhando na segurança de proximidade, contribuindo para o fortalecimento da prevenção primária do delito.

Ao termos contato com o Subsecretário de Segurança da cidade de Vila Velha, que é oriundo da Polícia Militar,

podemos comprovar, vendo de perto, que há uma preocupação em atender as demandas da cidade no que tange a apoio de eventos e cumprimento das missões, aliados também a preocupação com a imagem da Instituição Guarda e seus integrantes, para que ela não perca sua força e nem a confiança perante a população.

Notamos que o marketing,
é uma ferramenta utilizada para valorização da imagem do Guarda, só faltando explorar o endomarketing, a ferramenta que potencializa a marca de dentro para fora.

A preocupação de aliar o saber e o fazer, estão bem evidenciadas, pelo processo de ensino aprendizagem e pela atualização dos servidores.

Constatamos também, que o efetivo dentre as suas rotinas de aprendizagem e atualização intelectual, eles também foram capacitados
a utilizar as armas letais e os instrumentos de menor potencial ofensivo.




Ao participar de uma Ronda motorizada, e conversar  com o efetivo da Guarda de Vila Velha,
vimos que a urbanidade é um ingrediente importante no dia á dia de trabalho nas ruas. Exclusividade para os pedestres na faixa, uma atenção dada aos comerciantes e moradores que de forma muito amiga, trazem para as guarnições de plantão, as percepções do trânsito e ideias que supostamente poderão trazer melhorias sensíveis para a rotina da cidade.

Vila Velha apesar de não ser a cidade capital, já é considerada pelas outras Guardas do estado do ES. a Guarda mais próspera, por estar em tratativas finais para a aquisição do plano de cargos e salários, por estar desenvolvendo o seu quadro de Gestores, com Guardas de carreira e por estar visando no futuro, depois de interações, implantar
muitos dos casos de sucesso das Guardas das Grandes capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e tantas outras.





Com relação a representação de classe, o SIGMATES é o sindicato da categoria
que vem ganhando uma grande expressão no Estado e conquistando a confiança dos Servidores Guardas.

Mas também a Guarda de Vila Velha, tem representação no  Conselho Nacional das Guardas Municipais, pois o Vice Presidente é o Coordenador da Guarda de Vila Velha, Samuel Nunes. 











o Coordenador Samuel. Um Guarda de carreira, que vem realizando um trabalho de interação e integração dentro do estado do ES.  



Guarda Municipal de Vila Velha, uma Guarda no caminho certo para a adequação da 13022.

Fonte:
Todas as informações e fotos aqui postadas nesta matéria, foram colhidas in loco, durante visita realizada a Guarda de Vila Velha.

22 de novembro de 2015

DIA 08 DE AGOSTO DE 2016, QUAIS OS MUNICÍPIOS QUE VÃO REALMENTE CRIAR AS LEIS DE ADEQUAÇÃO A 13022?

Subinspetor Alves da GM Rio:
Profissional exemplar, possuidor da medalha de 20 anos de serviço e mais a estrela de prata da ALESP;
Não ocupa cargo comissionado e é o atual PRESIDENTE da Associação dos Subinspetores das Guardas do Estado RJ;
ocupou por duas Gestões consecutivas cargos no Conselho Nacional das Guardas.









Parece que foi ontem, que conseguimos uma vitória definitiva em uma luta  que já durava anos no cenário nacional, com relação as Guardas Municipais.

 Estávamos  nos corredores do Senado, e juntos visitávamos os Senadores buscando aquilo que naquele dia parecia irrealizável, pois todos diziam que a votação da lei de regulamentação das Guardas naquele dia seria impossível.


Dialogamos muito, todos que lá estiveram, fizeram a sua parte, estávamos todos focados em um só objetivo. Todos de todas as regiões unidos, uns chegaram mais cedo aos Senadores, outros chegaram na parte da tarde, mas tudo foi perfeito, resultando na votação histórica no Senado Federal.


Foi um dia glorioso, tanto para aqueles que a muito tempo vinham se dedicando a esta conquista, com para aqueles que trouxeram gaz novo para a batalha. 

As entidades estavam focadas e naquele momento todos despiram de suas vaidades e contribuíram com suas habilidades de articulação
para a aprovação do que seria verdadeiramente a mudança de nossas vidas profissionais em todo País. 



Todos comemoraram, juntos a grande vitória!!

Conselho, CONGM, Associações, Sindicatos,


                                                                                                                        Movimentos, Frentes, todos estavam do mesmo lado.


Mas e hoje, a menos de um ano do tempo previsto em Lei para a adequação:
Estas entidades , Associações, Sindicatos, estas pessoas com notório saber comprovado na arte de articular, o que fizeram juntas para este novo momento que está por chegar?

É notório que há uma resistência em algumas cidades em criar a Lei de adequação a Lei Federal, o que precisamos hoje é de que aconteça a mesma união em prol destas Guardas onde os Prefeitos e suas equipes, tem mostrado resistência em adequar-se a Lei 13022.